Muitos homens se perguntam se a impotência sexual tem cura. Esse tipo de distúrbio é relativamente comum. Segundo pesquisas, pelo menos 30% dos homens vão passar por esse tipo de problema em algum momento da vida.
Por conta disso, é importante se informar sobre o assunto, até mesmo para saber as possibilidades de tratamento. Continue lendo esse post e saiba mais sobe se a impotência sexual tem cura. Confira!!!
Impotência sexual tem cura: Quais as formas de tratamento?
Sim, a impotência sexual tem cura. Existem vários tipos de tratamento para esse distúrbio, entre eles:
- Medicação;
- Acompanhamento psicológico;
- Terapia em casal;
- Injeções;
- Utilização de aparelhos de vácuo;
- Colocação de prótese peniana.
É importante ressaltar que o tipo de tratamento vai depender diretamente de cada caso. Além disso, o paciente também precisa tomar alguns cuidados em relação a rotina, para manter a qualidade de vida e saúde. Entre eles estão:
- Evitar o sedentarismo;
- Manter uma boa alimentação;
- Praticar exercícios físicos;
- Evitar vícios como tabagismo.
Veja os tratamentos para alguns casos de impotência
Vários fatores podem desencadear a impotência sexual, e cada um deles pode ter um tratamento diferenciado. Abaixo, listamos algumas das alternativas para tratar desse distúrbio, com base nos fatores que o desencadearam.
Estresse
O estresse bem como a pressão psicológica pode desencadear esse tipo de distúrbio. Nesse tipo de situação, o tratamento mais indicado é o acompanhamento psicológico, que inclusive pode incluir terapia de casal.
Além disso, caso haja algum fator orgânico associado, como, por exemplo, uma quantidade baixa de hormônios, o médico pode indicar o uso de medicamentos para normalizar a produção hormonal do corpo do homem e oferecer a impotência sexual uma cura.
Diabetes
Muita gente não sabe, mas a impotência sexual também pode estar associada a diabetes. Para esse tipo de quadro, o paciente precisa tratar da doença para se livrar do distúrbio.
É muito comum, por exemplo, que os remédios para controle da insulina acabem tendo efeitos colaterais, entre eles: complicações neurológicas e alterações hormonais. Por conta disso, cabe ao médico verificar alternativas para controlar esses efeitos colaterais.
Entre as medidas que podem ser tomadas estão: praticar exercícios físicos, controle da alimentação, diminuição do consumo de alimentos ricos em açúcar.
Tabagismo
O tabagismo é um dos fatores mais comuns que gera impotência sexual. Isso porque, o cigarro acaba reduzindo o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos do órgão sexual masculino. Consequentemente, o pênis não recebe sangue suficiente para manter a ereção, causando assim a impotência sexual – que tem cura, importante ressaltar.
As consequências do tabagismo podem aparecer de forma lenta. Tudo vai depender da quantidade de cigarros que o fumante fuma por dia, e também se ele tem outras condições que aumentam as chances de impotência, como diabetes.
Nesse caso, para tratar da impotência é necessário tratar do vício também. Por isso, o médico geralmente indica medicamentos que ajudem a diminuir a vontade de fumar.
Agora que você sabe que a impotência sexual tem cura, não deixe de consultar o seu urologista periodicamente. Por meio das visitas preventivas fica mais fácil identificar problemas que estão causando a impotência de forma precoce, facilitando assim o sucesso do tratamento.