Urologista e nefrologista: Entenda a diferença

Urologista e nefrologista: Entenda a diferença

Você sabe a diferença entre urologista e nefrologista? Embora não pareça, mas estas são especialidades distintas e entender essa diferença é importante na hora de marcar uma consulta.

Apesar de ambos tratarem de doenças envolvendo os rins, dependendo do caso, você precisará de um ou de outro especialista!

Nesse artigo, vamos mostrar o que faz um nefrologista e um urologista, e quando você deve procurar um desses especialistas.

Diferença entre urologista e nefrologista

A diferença entre urologista e nefrologista é relativamente simples.

O urologista fez a residência em cirurgia. Além disso, ele também faz uma especialização em urologia. Isso quer dizer que ele é cirurgião urológico.

Sendo assim ele pode tratar os distúrbios dos rins (bem como de outros órgãos do trato urinário, sejam eles masculinos ou femininos) que necessitam de procedimentos cirúrgicos.

O nefrologista, por sua vez, fez a residência em clínica médica, e também uma especialização em nefrologia. Por conta disso, ele é indicado em casos de tratamentos de doenças dos rins que envolvam medicamentos ou outras alternativas não cirúrgicas.

Urologista e nefrologista: quando se consultar com cada tipo de especialista?

Se a sua dúvida é quando se consultar urologista e nefrologista, nós separamos algumas situações onde cada especialista deve ser procurado:

  • Homens, independentemente da faixa etária, devem se consultar com o urologista ao menos uma vez por ano, assim como as mulheres devem se consultar com o ginecologista;
  • Mulheres devem procurar um urologista para cuidar de casos específicos de doenças dos rins;
  • Tanto homens quanto mulheres devem procurar um nefrologista em casos de doenças ligadas aos rins que não precisem de cirurgia. Entre os sintomas que podem indicar esse tipo de distúrbio estão: edemas e inchaços, alteração na cor/volume da urina, mais de três infecções urinárias.

Nem sempre o próprio paciente consegue identificar o especialista ideal entre urologista e nefrologista. Nesses casos, é indicado procurar um clínico geral para que ele possa fazer o encaminhamento para o profissional mais adequado.

Quando urologista e nefrologista trabalham juntos?

É muito comum que urologista e nefrologista trabalhem em conjunto no tratamento de um paciente. Enquanto o primeiro especialista se encarrega da questão cirúrgica, o segundo faz toda a parte de acompanhamento clínico, que é igualmente importante.

Por exemplo, digamos que o paciente tenha tido pela terceira vez pedras nos rins, e que dessa vez elas são tão grandes que precisarão ser removidas cirurgicamente.

O urologista irá se encarregar dessa especialidade, mas, contará com o auxílio do nefrologista para identificar as possíveis causas do problema, uma vez que ele é recorrente.

Esse estudo é fundamental, uma vez que a cirurgia de retirada de cálculos renais não é indicada quando o quadro se repete mais de três vezes. Logo, cabe ao urologista e nefrologista trabalharem em conjunto para conseguirem identificar as causas, e darem as melhores orientações para o paciente.

Dessa forma, ele poderá tratar do problema de forma mais eficaz, garantindo o bem-estar e a qualidade de vida.

Agora que você já sabe a diferença entre urologista e nefrologista, não deixe de procurar o especialista adequado para o seu tipo de problema.

Veja Mais Artigos >>