Quais as principais doenças urológicas?

Quais as principais doenças urológicas?

Boa parte da população não conhece a maioria das doenças urológicas que existem atualmente. E com isso, acabam procurando orientação de um especialista apenas quando o problema já se encontra em um estágio muito avançado.

A grande maioria só se consulta com um urologista ao perceber que o corpo está apresentando sinais graves desses distúrbios, ao invés de realizar checkups anuais com um especialista.

No entanto, dependendo do problema no trato urinário, esperar tanto para procurar ajuda médica pode gerar consequências graves para o paciente. Por isso, nesse post vamos falar sobre algumas das doenças mais comuns.

Principais doenças urológicas: Bexiga hiperativa

Esse é um distúrbio caracteriza pela urgência urinária, e em alguns casos é acompanhada de incontinência. Ela é muito comum em pessoas com idade superior a 75 anos, diabéticos, e indivíduos que sofrem de depressão.

Câncer de bexiga

Mais uma das doenças urológicas comuns é o câncer de bexiga. Entre os sinais desse distúrbio estão:

  • Dores ao urinar;
  • Aumento na frequência de idas ao banheiro;
  • Urina com sangue.

Vale ressaltar que, como esses sintomas também podem indicar outros distúrbios do trato urinário, é fundamental procurar um médico, até mesmo para garantir um diagnóstico mais preciso e, consequentemente, o tratamento mais adequado em cada caso.

Pedra nos rins

Entre as doenças urológicas essa é extremamente comum, ela é caracterizada pelo surgimento de pequenas pedras nos rins que se movimentam pelas vias urinárias. Por conta disso, entre os sintomas desse distúrbio estão dores fortes e intensas na região das costas e abdômen.

Essas pedras se formam quando o indivíduo não consome a quantidade adequada de água que o corpo precisa. Dessa maneira, pequenos cristais se formam.

Cistite

Essa é uma doença causada por bactérias que geram a inflamação/infecção na bexiga. Ela é extremamente comum em mulheres que estão na menopausa, ou que estão gravidas.

Incontinência urinária

Mais uma das doenças urológicas é incontinência urinaria. Ela é caracteriza pela perda involuntária do controle da urina e é causada geralmente por quadro de bexiga hiperativa.

Porém, outras doenças podem desencadear esse distúrbio, como AVC, obesidade e até mesmo diabetes.

Enurese noturna

A enurese noturna é um distúrbio caracterizado pela falta de controle sobre a micção enquanto a pessoa dorme, ou a noite. Ela está diretamente relacionada ao excesso de estresse, fatores genéticos, problemas fisiológicos e distúrbios anatômicos.

Impotência sexual

A impotência sexual também é considerada uma das doenças urológicas mais comuns. Ela pode afetar homens de diferentes idades, e pode ser gerada por diversos fatores, tais como:

  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Uso de determinados medicamentos;
  • Estresse;
  • Sedentarismo;
  • Uso abusivo de bebidas alcoólicas.

Um fato importante sobre esse distúrbio é que ele pode ser um indicativo de outras doenças, entre elas a diabetes e distúrbios do coração. Apesar de ser uma doença que pode surgir em homens de diferentes idades, geralmente ela é mais comum naqueles com mais de 60 anos de idade.

E em muitos casos, para tratar a impotência é necessário o tratamento de outras comorbidades, como estresse

Agora que você já conhece as principais doenças urológicas, não deixe de consultar um urologista periodicamente. Assim, você poderá evitar consequências graves.

Veja Mais Artigos >>