A próstata inflamada e o câncer de próstata são problemas que afetam a saúde do homem e que geram muitas dúvidas, levando muitas vezes as pessoas a confundirem esses quadros e acharem que tudo se trata da mesma condição.
Nesse post, você saberá mais sobre a diferença entre esses distúrbios, bem como entender a importância de ficar atento quanto à próstata inchada.
Confira!
Próstata inflamada e câncer de próstata: Existe diferença?
A resposta é sim, existe diferença entre próstata inflamada e câncer de próstata. E a principal delas se refere aos sintomas. A diminuição do jato urinário é normalmente um sinal de obstrução urinária, que pode ser causado pelo câncer de próstata.
Contudo, ele também pode indicar que o canal urinário está mais estreito, ou até mesmo o surgimento de pedras na bexiga. Existem outras possíveis causas para esse sintoma, mas as mais comuns entre homens adultos e idosos são essas.
Muitos homens acreditam que sentir queimação ao urinar é um sinal claro de câncer de próstata, mas isso é um erro. Provavelmente ele está sofrendo de uretrite ou prostatite.
A uretrite nada mais é do que uma infecção ou inflamação que ocorre na uretra. Ela é o canal que transporta o xixi da bexiga para fora do corpo.
No entanto, independentemente disso, a recomendação é que você procure um urologista assim que sentir qualquer um desses sintomas. Além disso, fique atento a outros sinais que possam indicar uma inflamação mais grave. Entre eles estão:
- Sangue na urina ou sêmen;
- Dor ao urinar;
- Ardência ao urinar;
- Desconfortos ao ter relações sexuais ou ejacular.
Um dos sintomas mais comuns da próstata inflamada é a vontade de urinar várias vezes durante a noite. Acontece que quando o homem vai ao banheiro, ele urina pequenas quantidades.
Esse tipo de sintoma é típico de problemas prostáticos, contudo, não possui qualquer tipo de relação com o câncer no aparelho reprodutor do homem.
Um boato que surgiu na web afirma que dores na região lombar podem indicar o câncer de próstata. Contudo, os especialistas deixam claro que não há qualquer tipo de indício cientifico que comprove isso.
Na verdade, esse tipo de sintoma não indica nem mesmo a próstata inflamada. Ele está mais ligado como uma consequência de problemas renais, ou na coluna vertebral.
Como o exame de toque pode ajudar na identificação do problema?
Os especialistas são unanimes em afirmar que qualquer alteração, é importante procurar um médico para a realização do exame de toque. Através desse exame é fácil saber se você tem o câncer de próstata, ou a próstata inflamada,
Ao realizar o toque retal, o especialista consegue sentir áreas endurecidas em um órgão de consistência mole. E isso é um dos principais sinais de câncer na região.
A próstata passa a adquirir uma consistência do osso dos dedos dobrados da mão. E Isso ocorre por conta do crescimento do tumor.
Caso haja esse tipo de identificação, o próximo passo será a realização de uma biópsia para verificar se o tumor é maligno ou não.
Agora que você já sabe a diferença da próstata inflamada para o câncer de próstata, não deixe de procurar um especialista a qualquer sinal fora do comum.