O que é iTind? Um Novo Tratamento para Próstata Aumentada.

medico segurando uma maquete em alta definição de prostata

iTind é uma solução inovadora e minimamente invasiva para o tratamento do aumento da próstata (hiperplasia prostática benigna – HPB). Este tratamento sem cortes oferece resultados rápidos, geralmente entre 5 e 7 dias após o procedimento. O iTind funciona remodelando o formato da uretra, ao passar pelo interior da próstata, eliminando a obstrução que dificulta a passagem da urina. Para saber mais sobre hiperplasia prostática benigna e suas opções de tratamento, confira o nosso blog.

Diferente dos medicamentos convencionais para tratar a HPB, o iTind não causa os efeitos com frequência e mantém a função sexual, inclusive preservando a ejaculação após o procedimento. Além disso, este tratamento não envolve aquecimento dos tecidos da próstata, não necessita de punções (como acontece na embolização prostática), e nenhum implante permanente é deixado no local.

Como funciona o tratamento iTind?

iTind é uma alternativa segura e eficaz para homens que sofrem com a hiperplasia prostática benigna e que não obtiveram alívio com medicamentos, mas ainda não querem se submeter à cirurgia. O dispositivo é implantado temporariamente, remodelando a uretra prostática para melhorar o fluxo urinário.

Melhoria na qualidade de vida

iTind é um procedimento rápido e simples, que pode ser realizado sem a necessidade de internação hospitalar. Durante o procedimento, o urologista insere o dispositivo na próstata utilizando um cistoscópio (uma microcâmera). Nos próximos 5 a 7 dias, o dispositivo remodela a próstata, proporcionando um melhor fluxo urinário. Após esse período, o iTind é completamente removido, e o paciente pode voltar para casa sem a necessidade de utilizar cateter.

Este tratamento não compromete a ereção e preserva a ejaculação, oferecendo um benefício significativo em relação a outras opções de tratamento. A qualidade de vida do paciente melhora de forma significativa, proporcionando alívio rápido dos sintomas da HPB.

Vantagens do tratamento iTind

  • Alívio rápido dos sintomas do aumento da próstata;
  • Retorno rápido às atividades normais após poucos dias;
  • Procedimento sem necessidade de internação;
  • Desobstrução da uretra sem intervenção cirúrgica invasiva;
  • Preservação da função sexual, mantendo a ereção e, na maioria dos casos, a ejaculação;
  • Implante temporário que é removido em 5 a 7 dias;
  • Livre do uso de cateter após o tratamento.

Possíveis efeitos colaterais do iTind

Assim como qualquer procedimento médico, o tratamento com iTind pode apresentar alguns efeitos colaterais, como presença de sangue na urina, urgência ou dificuldade para urinar, aumento da frequência urinária, ou sensação de queimação na uretra. Também pode ocorrer infecção do trato urinário. Felizmente, esses efeitos são geralmente leves e desaparecem poucos dias após a remoção do dispositivo.

iTind – Como é o procedimento

Perguntas frequentes sobre o iTind

  • Onde o procedimento do iTind é realizado?
    O procedimento pode ser feito tanto em consultórios médicos quanto em hospitais, com acompanhamento posterior no consultório do urologista.
  • É necessário ficar no hospital após o procedimento?
    Não. Após o procedimento, você pode se recuperar em casa enquanto o iTind realiza a remodelação da próstata. Depois de 5 a 7 dias, o dispositivo é removido.
  • Quando posso retomar minhas atividades normais?
    Durante o período em que o iTind está implantado, é recomendado repouso. Após a remoção, a maioria dos pacientes consegue retornar às atividades normais em um ou dois dias.
  • Devo interromper o uso de anticoagulantes antes do procedimento?
    Consulte o seu urologista para determinar se é seguro interromper ou ajustar a medicação antes do procedimento.
  • O uso de cateter é necessário após o tratamento com iTind?
    Não. O iTind foi desenvolvido para ser um tratamento sem a necessidade de cateter. Estudos mostram que 95% dos pacientes tratados não precisaram utilizar cateter após o procedimento.
  • O tratamento com iTind afeta a função sexual?
    Não, o iTind preserva a função sexual, sendo uma vantagem considerável em comparação com outros tratamentos como a cirurgia ou alguns medicamentos. Saiba mais sobre tratamentos para HPB e suas alternativas no blog do Instituto Peyronie.