O que é HPB?

O que é HPB?

Saber o que é HPB é um cuidado importante e que todo homem precisa ter. Afinal de contas, essa é uma doença que pode gerar consequências graves para a sua saúde e bem-estar.

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) ocorre quando há um aumento benigno da próstata. Segundo estudos, esse tipo de distúrbio atinge cerca de 25% dos homens com mais de 50 anos. Já no caso de quem tem mais de 80 anos, a taxa de incidência é de quase a 90%.

Continue lendo esse post e fique por dentro de tudo sobre HPB, desde o que ela significa, até seus sintomas, fatores de risco, diagnostico e forma de tratamento. Confira!

HPB é câncer?

Não, o HPB não é um tipo de câncer. Esse quadro corresponde a um aumento anormal da próstata. Se não tratada a tempo, ele pode elevar as chances de desenvolvimento de tumores.

Quais os Sintomas?

Agora que você sabe o que é HPB, vamos mostrar abaixo os sintomas mais comuns desse tipo de distúrbio:

  • Aumento na frequência de idas no banheiro;
  • Jato de urina muito fraco ou reduzido;
  • Vontade de urinar mesmo tendo acabado de ir ao banheiro esvaziar a bexiga;
  • Dificuldades para interromper o jato de urina;
  • Dores ao urinar ou ejacular;
  • Urinar em gotas.

Fatores de risco para a HPB

Especialistas apontam alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença de HPB: entre eles estão:

  • Consumo elevado de gorduras saturadas e zinco;
  • Envelhecimento;
  • Pré-disposição genética;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Diabetes;
  • Obesidade.

Qual é o Tratamento?

O tipo de tratamento dessa doença vai variar conforme a gravidade do quadro do paciente. Uma das opções mais comuns é o uso de medicamentos que impeçam crescimento da próstata, diminuam a inflamação ou relaxem o músculo da glândula.

Em alguns casos, o médico também pode indicar a realização de procedimentos cirúrgicos.

Como é feito o Diagnóstico?

Além de saber o que é HPB, você também precisa entender como é feito o diagnóstico. Ele pode ser realizado de várias maneiras, mas a forma mais eficaz de detecção é através do toque retal.

Em alguns casos também é realizado um exame de sangue.  O objetivo desse tipo de teste é verificar a presença de uma substância conhecida como Antígeno Prostático Específico (PSA).

Isso porque tanto no caso de HPB como de câncer da próstata, o nível dessa substância aumenta. Mas, além dele outros exames podem ser solicitados, tais como:

  • Taxa de fluxo de urina;
  • Análise do fluxo de pressão da bexiga;
  • Exame de urina.

Formas de prevenir

A melhor forma de prevenir o desenvolvimento desse tipo de doença é consultando um urologista periodicamente. O ideal é que homens com mais de 40 anos se consultem com esse especialista ao menos uma vez por ano, mesmo que não haja qualquer sintoma.

É muito comum que os homens, por conta do preconceito ou falta de informação, não queiram realizar os procedimentos necessários para identificação da doença. No entanto, isso é extremamente prejudicial, pois, permite que a doença avance, podendo até mesmo desencadear um câncer de próstata.

Por conta disso é fundamental agir de maneira preventiva. Não deixe de ir em um especialista, ele poderá te dar todas as orientações necessárias sobre o assunto.

Conclusão

Agora que você sabe o que é HPB, não deixe de consultar um urologista periodicamente. Dessa forma, é possível identificar a doença ainda em estágio inicial e buscar o tratamento adequado.

 

Leia também

O que você não sabia, mas precisa saber sobre o Câncer de próstata.

Embolização da Próstata. O tratamento sem cortes e sem internação para a HPB. Embolização da Próstata, o tratamento sem cortes e sem internação para a HPB

Guia completo sobre o câncer de próstata recém diagnosticado

 

Veja Mais Artigos >>