Conheça a importância do novembro azul

Conheça a importância do novembro azul

Conhecer a importância do novembro azul é essencial para homens que desejam garantir mais saúde e qualidade de vida. Isso porque, essa é uma campanha de relevância nacional, que tem como objetivo a conscientização sobre o câncer de próstata.

Além disso, essa ação também visa orientar os homens sobre como é importante se consultar periodicamente com um especialista. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostrou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista, o que é um dado realmente alarmante.

A importância do novembro azul para a diminuição de casos fatais

Um dos motivos que revela a importância do novembro azul é a quantidade de casos de câncer de próstata fatais que ainda ocorrem no Brasil, muitas vezes por conta da falta de informação.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apenas no Brasil um homem morre a cada 38 minutos por causa da doença. No caso dos brasileiros, esse é o segundo tipo de câncer que mais mata no país, ficando atrás apenas do câncer de pele Não-melanoma.

Esse dado é alarmante, tendo em vista que a doença tem cura. Se descoberta precocemente, as chances de cura são de 90%.

Por conta disso da importância do novembro azul. Por meio da campanha é possível promover a conscientização sobre o assunto, e também diminuir o tabu e preconceito em torno do assunto.

A doença

O câncer de próstata é um tipo de tumor maligno e letal, que geralmente ocorre em homens com mais de 50 anos. No Brasil, a estimativa é que 69 mil novos casos surjam por ano.

Apesar de ser letal, se identificado precocemente, as chances de cura são de 90%. Em alguns casos, inclusive, não é necessário retirar o tumor cirurgicamente. Por isso a importância do novembro azul, da conscientização e da realização de exames preventivos.

O principal exame para identificação dessa doença é o de toque retal, que deve ser realizado anualmente quando o homem atinge 50 anos de idade. Mas se já houve histórico da doença na família, ele deve ser realizado a partir dos 40 anos de idade.

Se o exame de toque retal identifica alguma anormalidade, outros exames são realizados para confirmação do diagnóstico, incluindo biopsia. Se o resultado for positivo para câncer de próstata, o médico então irá avaliar o melhor tipo de tratamento. Esse é um exame de extrema importância para a campanha do novembro azul.

Em casos avançados ou de doença localizada, uma das alternativas é a cirurgia robótica. Essa é uma das opções mais avançadas, tendo em visto que a execução é mais precisa e segura.

Pesquisas apontam que recuperação da potência sexual depois da cirurgia robótica pode ser de até 90%. Ou seja, um número significativo de pacientes consegue se livrar da doença e manter a sua potência sexual.

Além da cirurgia, também existem alternativas como quimioterapia, radioterapia e radiofrequência. E todas elas apresentam boas taxas de sucesso, quando a doença é identificada ainda no início.

Agora que você já sabe da importância do novembro azul, não deixe de se consultar periodicamente com o urologista. É por meio desse tipo de atitude que você poderá garantir mais qualidade de vida e saúde.

Veja Mais Artigos >>