Qual a importância das ereções noturnas involuntárias?

É extremamente comum que os homens tenham as chamadas ereções noturnas involuntárias. Essa é uma reação natural do organismo masculino, e um indicativo de que as coisas estão funcionando do jeito que deveriam.

Logo, quando esse tipo de reação não é feito pelo corpo do homem, pode ser um indicativo de que algo está errado. Desde excesso de estresse, até disfunção erétil.

Por isso nesse post vamos explicar mais à fundo a importância das ereções noturnas involuntárias, bem como quais os fatores que podem impedir esse tipo de reação natural do corpo. Então não deixe de ler até o final.

Conheça a importância das ereções noturnas involuntárias

As ereções noturnas involuntárias são de grande importância, uma vez que ajudam diretamente na circulação sanguínea do sistema sexual. E com isso, é possível diminuir as chances de desenvolvimento, evitando assim o aparecimento de fibroses nos corpos cavernosos e diminuindo as chances de desenvolvimento de doenças como a disfunção erétil e a Peyronie.

Mas, é preciso ficar atento ao tempo de duração dessas reações. Isso porque, quando elas duram mais de três horas, podem indicar o início de priapismo. Essa é uma doença que pode gerar uma série de consequências, incluindo dores.

Quais fatores podem impedir as ereções noturnas involuntárias?

Vários fatores podem impedir que as ereções noturnas involuntárias aconteçam. Entre eles estão algumas doenças como a disfunção erétil e a Peyronie.

Contudo, nem sempre a falta desse tipo de reação pode indicar um distúrbio grave. Isso porque, fatores como estresse, ansiedade e até mesmo alguns medicamentos podem acabar dificultando o surgimento dessas ereções.

Além disso, outras doenças, que não estão diretamente relacionadas ao sistema reprodutor do homem, podem acabar afetando o desempenho do pênis. É o caso de quem sofre com diabetes.

Essa doença pode danificar uma série de nervos ou vasos sanguíneos que são responsáveis pelo controle do fluxo. E com isso, o desempenho do pênis é diretamente afetado.

Além disso, alguns distúrbios vasculares podem diminuir o fluxo sanguíneo e com isso o órgão masculino não consegue atingir ou manter a rigidez. Fatores como o consumo excessivo de medicamentos (principalmente antidepressivos), tabagismo, uso de drogas e o alcoolismo também pode gerar esse tipo de dificuldade.

Também é preciso levar em consideração que as ereções noturnas involuntárias também dependem do equilíbrio hormonal. Logo, se o homem estiver sofrendo com níveis baixos ou até mesmo muito altos de determinados hormônios, também pode vir a ter esse tipo de problema.

O tratamento para a falta de ereções noturnas involuntárias varia muito. Isso porque, tudo vai depender do que está causando esse tipo de problema.

Por exemplo, no caso de baixos níveis hormonais, o médico pode indicar uma reposição hormonal. Por sua vez, se a dificuldade estiver relacionada a algum outro distúrbio, como a disfunção erétil, outros tratamentos podem ser indicados, como o uso de medicamentos.

Conclusão

Caso você não esteja tendo as ereções noturnas involuntárias, ou até mesmo outros sintomas como dificuldades em urinar e dores durante as relações sexuais, não deixe de procurar um urologista.

Veja mais artigos:

LOCALIZAÇÃO