DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE A DOENÇA DE PEYRONIE

Homem com doenca de peyronie e disfunção erétil
Informações sobre a Doença de Peyronie

Informações sobre a Doença de Peyronie

Medicamentos podem curar?

Os medicamentos podem ajudar, mas se o quadro apresentar progressão, que deve ser acompanhada pelo médico, recomenda-se avaliar possibilidades cirúrgicas.

Quais são os medicamentos utilizados?

Dependem da indicação, desde anti-inflamatórios, corticoides, enzimas, imunológicos entre outros, com medicamentos orais e injetáveis. Uso de aparelhos devem ser monitorados para evitar lesões que podem piorar o quadro.

O tamanho peniano será recuperado com o tratamento?

Sim, as técnicas disponíveis realizam uma reconstrução geométrica do pênis e casos de curvaturas graves ou de perda de tamanho e diâmetro podem ser recuperados. Casos extremos podem ser de correção complexa e sem possibilidade de ganho completo do tamanho, mas quando não se realiza plicaturas do lado peniano não acometido, é possível se conseguir o máximo de melhora.

Quando procurar tratamento?

Quanto mais cedo melhor. Com a orientação de seu urologista é possível evitar maior progressão das placas e a realização de exames desnecessários.

Por que ocorre a curvatura peniana?

Quando a fibrose ocorre em um dos lados, com a ereção o lado comprometido tem menos dilatação porque a forte membrana do corpo cavernoso acometido não se distende como a membrana do lado não acometido.

A ereção pode ser recuperada?

Sim, mas dependendo da complexidade do caso, pode estar indicada a instalação de próteses penianas.

O implante de prótese é satisfatório?

Sim, quando corrigimos as deformidades e precisamos instalar próteses maleáveis, articuláveis ou infláveis, os índices de satisfação são superiores a 90%, independente do tipo de prótese utilizada.

A cirurgia de Peyronie e o implante de prótese são realizadas no mesmo ato operatório?

Sim, os procedimentos devem ser feitos em conjunto. A cirurgia de implante leva cerca de 1 hora e a correção das curvaturas depende muito da complexidade. Todos os pacientes, contudo, podem ser tratados em regime de Hospital-Dia.

Para o diagnóstico da Doença de Peyronie são necessários exames complexos?

Na maior parte dos casos é necessário realizar um estudo de ultrassonografia peniana com indução de ereção para documentação e aferição da curvatura, além do diagnóstico de disfunção erétil associada. Nós não realizamos os testes em consultório para evitar a vinculação financeira do profissional com medicamentos e testes diagnósticos por ele mesmo solicitados.

Baixe Aqui um GUIA sobre o que e como Conversar com seu médico

Prepare-se para a sua consulta e tenha uma conversa mais produtiva com o seu médico. Clique aqui para baixar o guia!