Tratamento do Crescimento da Próstata com Medicamentos Comerciais e Naturais.

Tratamento do Crescimento Benigno da Próstata (HPB)

Tratamento do Crescimento Benigno da Próstata (HPB)

O tratamento do crescimento benigno da próstata (HPB) depende de como os sintomas miccionais estão afetando a qualidade de vida. Em muitos casos, quando os sintomas não são intensos, é possível apenas acompanhar os pacientes sem que o uso de medicamentos ou de tratamentos operatórios sejam necessários.

Em outras situações descobrem-se alterações que obrigatoriamente demandam alguma intervenção, mesmo que os sintomas não sejam importantes, como a presença de resíduo urinário elevado, formação de divertículos ou suspeita de alteração na função renal.

Assim, no caso de situações obrigatórias ou no caso de piora da qualidade de vida alguma forma de tratamento deve ser iniciada. Como a cirurgia é sempre a última alternativa, o tratamento com medicamentos e orientações para mudanças no estilo de vida devem ser instituídas.

Mudanças no Estilo de Vida

Algumas mudanças no estilo de vida podem ser suficientes para a melhora da qualidade de vida. Entre as recomendações pode-se citar:

  • Limitar a ingesta hídrica após as 20h00: Não beba qualquer tipo de líquidos pelo menos duas horas antes de dormir para levantar-se menos durante a madrugada para urinar.
  • Evitar café e bebidas alcoólicas: Essas bebidas podem irritar a bexiga e piorar os sintomas miccionais.
  • Limitar o uso de descongestionantes nasais: Esses medicamentos endurecem os músculos do esfíncter urinário e podem dificultar, assim, as micções.
  • Não segurar demais a urina: Segurar demais a urina na bexiga pode causar superdistensão da musculatura vesical e provocar danos irreversíveis a longo prazo.
  • Siga uma dieta balanceada: A obesidade está associada ao crescimento prostático.
  • Mantenha-se aquecido: Temperaturas frias demais podem causar retenção urinária e urgência para urinar.
  • Permaneça ativo: A inatividade contribui para a retenção urinária. Mesmo uma pequena quantidade de exercícios físicos pode ajudar a melhorar os sintomas prostáticos.

Medicamentos para os Sintomas da Próstata

Alfa bloqueadores

Esses medicamentos relaxam a musculatura na saída da bexiga e as fibras musculares da próstata, tornando a micção muito mais fácil. Eles agem rapidamente em homens com sintomas leves ou moderados. Podem causar tontura no início do tratamento e, algumas vezes, uma condição chamada ejaculação retrógrada. Os medicamentos mais conhecidos são o Carduran (doxazosina), o Secotex (tansulosina) e o Xatral (alfuzosina).

Inibidores da 5 alfa-redutase

O medicamento mais conhecido dessa classe é a Finasterida, mas há também a Dutasterida. Essas medicações podem melhorar os sintomas pela redução do tamanho da próstata, o que leva até 6 meses para ser relevante. Podem causar ejaculação retrógrada, diminuição da libido e alteram artificialmente os níveis de PSA.

Esses medicamentos podem ser associados aos Alfa Bloqueadores para casos específicos.

Alguns serviços públicos (como o Inglês) recomendam o uso de preservativos quando se utiliza tais medicamentos, pois eles podem provocar mudanças nos espermatozoides que supostamente causam malformações no feto.

Cialis (Tadalafila)

Alguns estudos sugerem que esta medicação, frequentemente utilizada para tratar disfunção erétil, pode ter algum papel no tratamento dos sintomas do crescimento prostático. Ainda precisamos de estudos que comprovem sua utilidade.

Tratamento Natural dos Sintomas de Crescimento Benigno da Próstata

A medicina Ayurveda descreve duas condições conhecidas como Mootrakruchra e Mootraaghaata, as quais coincidem com os sintomas de prostatismo. Mootrakruchra ou estranguria é caracterizada por dor ao urinar e Mootraaghaata refere-se à retenção completa de urina com impossibilidade de urinar ou à presença de fluxo urinário intermitente durante a micção. Nesse sentido, muitos medicamentos naturais têm sido utilizados para aliviar os sintomas urinários, como o Tribulus Terrestris, entre muitos outros.

Nos Estados Unidos, nenhuma forma de medicamento natural está aprovada para o tratamento dessas condições, pois os estudos disponíveis que se endereçam à sua segurança e eficácia são considerados muito heterogêneos. Um estudo revelou que o Saw Palmetto era tão efetivo quanto a Finasterida na melhora dos sintomas miccionais mesmo sem reduzir o tamanho da próstata. Posteriormente, contudo, um estudo mais consistente e poderoso revelou que não há evidências de que o Saw Palmetto é melhor do que o placebo.

Outros tratamentos com ervas, incluindo-se extratos de beta-sitosterol, Pygeum e Lolium, têm se mostrado úteis no tratamento dos sintomas miccionais causados pelo crescimento da próstata, mas sua segurança e eficácia ainda precisam ser determinadas.

Veja mais artigos:

LOCALIZAÇÃO