O que é priapismo? Quais os tipos e o que pode causar esse distúrbio?

O que é priapismo? Quais os tipos e o que pode causar esse distúrbio?

Saber o que é priapismo é importante para qualquer homem. Isso porque, esse é um tipo de distúrbio que pode gerar uma série de complicações.

Esse termo é utilizado para designar ereções de longa duração, mais do que o normal. Esse distúrbio é caracterizado pelo fato de o órgão masculino ficar ereto por mais de quatro horas e de forma involuntária. E a grande questão é que por conta disso o homem acaba sentindo fortes dores.

O priapismo, basicamente, é uma ereção que surge ou permanece a despeito de qualquer estímulo e que continua mesmo depois da ejaculação. Até mesmo estímulos dolorosos não são capazes de desfazer a ereção.

Quais são os tipos de Priapismo?

Além de saber o que é priapismo, é importante entender os tipos. Basicamente, esse distúrbio pode ser dividido em duas categorias, isquêmico e não isquêmico.

No caso do isquêmico, ele acontece porque acontece uma contenção do sangue dentro do pênis. E por conta desse acúmulo, o órgão acaba sofrendo com a falta de oxigenação, e ele também parar de receber nutrientes importantes, o que gera a morte de células.

Por sua vez, no priapismo não isquêmico acontece justamente o contrário. Ao invés do sangue não entrar no pênis, há um grande fluxo contínuo, tando de entrada, quando de saida. E por conta disso a ereção fica constante.

Importante ressaltar que nesse segundo tipo, o membro não chega a ficar 100% ereto, e a dor é bem menor.

Vale deixar claro que a grande maioria dos casos (95%) é do primeiro tipo, ou seja, quando o sangue fica retido.

Já sabe o que é priapismo então agora conheça o que pode causar esse tipo de distúrbio

Tão importante quanto saber o que é priapismo e os tipos, são as causas desse tipo de distúrbio. A grande questão é que esse tipo de distúrbio geralmente é desencadeado por uma combinação de fatores.

Uma ereção só ocorre devido a um conjunto de mecanismos e estímulos que trabalham de forma harmônica. Logo, quando há qualquer falha nesse trabalho compartilhado, o órgão masculino é prejudicado.

No caso do priapismo isquêmico, ele pode ocorrer devido a qualquer fator que impeça o sangue de sair do pênis. Nesse tipo de situação, apenas procedimentos cirúrgicos podem fazer que o pênis volte ao seu estado normal.

Já quando ocorre o não isquêmico há a formação de uma fístula (comunicação) que acaba aumentando o fluxo, e é necessário fazer a correção dela.

Entre os fatores que podem desencadear o priapismo estão:

  • Anemia falciforme;
  • Doenças malignas;
  • Uso excessivo de medicamentos para aumentar a rigidez peniana;
  • Uso de drogas ilícitas;
  • Uso excessivo de anéis penianos ou outros acessórios que prejudiquem o fluxo sanguíneo;
  • Uso incorreto de medicamentos injetáveis no pênis para o tratamento de disfunções eréteis;
  • Consumo de medicamentos anticoagulantes;
  • Antidepressivos;
  • Tabagismo e alcoolismo;
  • Desequilíbrios hormonais;
  • Doenças que afetem a circulação sanguínea.

Casos especiais

Em alguns casos de priapismo, sobretudo no caso da Anemia Falciforme, as ereções ficam permanentemente prejudicadas. Nessas situações dramáticas é preciso saber que uma opção de deve ser fortemente cogitada é a da correção do priapismo e instalação no mesmo tempo de prótese peniana. Isso deve ser considerado porque após um priapismo grave e longo o tecido interno cavernoso será preenchido por colágeno que o endurecerá, provocando a impossibilidade de novas ereções e a medio prazo a formação de uma cicatriz tão grande e intensa que torna qualquer procedimento cirúrgico extremamente complexo.

Leia Mais

Ondas de Choque para Disfunção Masculina e Curvatura de Peyronie. Recuperação Sem Injeções, Sem Cirurgia.

Doença de Peyronie. O que é e Porque Aparece.

DOENÇA DE PEYRONIE E A DISFUNÇÃO ERÉTIL ESTÃO ASSOCIADAS?

Como escolher a prótese peniana? Tudo o que é preciso saber aqui.

Tratamento Clínico da Doença de Peyronie

8 Causas Reversíveis de Impotência Sexual

Remédios Naturais e Comerciais para Impotência Sexual

Veja Mais Artigos >>