Impotência sexual: Quando é hora de procurar um especialista?

Sabemos que o desempenho sexual, muitas vezes está ligado à autoestima, e entre um dos problemas sexuais masculinos mais temidos está a disfunção erétil. Distúrbios sexuais podem afetar homens e mulheres em diferentes fases da vida, a boa notícia é que para a maioria destes problemas, há um tratamento. É sempre bom salientar que o profissional adequado para fazer essa avaliação é um urologista.

Antes de tudo, vamos nos lembrar rapidamente o que é a disfunção erétil. 

Também conhecida como impotência sexual, é um distúrbio que pode ser de origem orgânica ou emocional que se resume na incapacidade do homem obter uma ereção que possibilite uma atividade sexual satisfatória com penetração.

Qual é a hora certa de procurar um especialista?

No passado, os homens demoravam mais tempo para buscarem um diagnóstico, o que em muitos casos, só traziam mais desconforto ao paciente. Por isso, se você identificar dificuldade se manter uma ereção rígida em mais de 50% das tentativas, fique atento a outros sinais, como: 

Sensação de encolhimento do órgão sexual

Sentir o órgão mais murcho ou retraído, pode ser um indicador de impotência sexual, leia este artigo e saiba mais.

Ereções progressivamente menos rígidas

Quando o pênis possui algum nível de ereção, mas não o suficiente para um sexo com penetração confortável.

Curvatura ou deformidades do pênis

Também conhecida como Curvatura adquirida, a doença de Peyronie é um problema de saúde caracterizado por uma cicatriz fibrosa presente no tecido interno do pênis que recobre os corpos cavernosos. Saiba mais sobre a doença de Peyronie, neste post.

Como é o tratamento para disfunção erétil? 

O tratamento da disfunção erétil começa pela identificação e controle de fatores de risco, seja por meio da psicoterapia, medicamentos ou até mesmo tratamento cirúrgico. Veja quais são os principais problemas de saúde que podem desencadear a disfunção erétil.

Tratamento de primeira linha

Nesta fase estão inclusos os tratamentos que se referem à modificação do estilo de vida do paciente, seja medicamentoso, pelo controle e acompanhamento de fatores de risco, ou psicoterapia. 

Disfunção erétil em jovens, é possível? 

Tratamento de segunda linha

Quando o tratamento de primeira linha não teve sucesso, pode-se adotar procedimentos como a vacuoterapia, ondas de choque, associações e a ereção fármaco-induzida.

Tratamento de terceira linha

Após nenhum dos procedimentos ter mostrado eficiência no caso do paciente, essa é uma indicação feita para quando tratamentos menos invasivos falham. Após uma criteriosa avaliação, pode ser sugerido o uso de uma prótese peniana. Neste artigo, você encontrará várias informações sobre a prótese peniana.

Lembre-se de que quanto antes for realizado o diagnóstico, mais qualidade de vida você poderá ter. Além do desempenho durante as suas relações sexuais, um melhoramento na sua saúde como um todo são um dos objetivos do tratamento para a disfunção erétil.

O blog do Instituto Peyronie é um espaço seguro de informação que tem o objetivo de aproximar você de uma orientação médica especializada. Tudo para que você se sinta mais seguro e confiante na busca do tratamento urológico adequado. 

Agende já sua consulta, nós podemos lhe ajudar.