Andrologista o que é?

Você está em dúvida sobre andrologista o que é? Esse é um especialista da medicina que provavelmente a maioria dos homens nunca ouviu falar.

Mas é justamente ele que pode ajudar a manter a qualidade de vida e bem-estar do público masculino, particularmente em relação as funções sexuais e reprodutoras.

Continue lendo esse post e confira as principais informações sobre a importância de ter um acompanhamento com o médico dessa especialidade para todos os homens.

Mas afinal de contas andrologista o que é?

Mas afinal de contas, andrologista o que é? Esse é um médico especializado na saúde do sistema reprodutor e sexual masculino.

Muita gente acredita que o urologista é que tem essa função, exclusivamente. Acontece que esse profissional pode sim cuidar dessa questão, mas, ele também é especialista em distúrbios do trato urinário, tanto de homens como de mulheres.

O andrologista, por sua vez, trata exclusivamente do sistema reprodutor e sexual masculino. Esse é o tipo de especialista que o público masculino precisa visitar periodicamente. Isso porque ele atua de maneira preventiva e pode ser consultado para acompanhar mudanças anatômicas e funcionais.

É por meio de consultas periódicas que os homens poderão prevenir uma série de doenças. Inclusive, o diagnóstico precoce é um dos pilares para o sucesso do tratamento.

Quando procurar um Andrologista?

Agora que você sabe andrologista o que é, deve estar se perguntando quando procurar por esse especialista. Muitos homens sofrem da mesma dúvida.

De modo geral, esse especialista é indicado quando surgir qualquer tipo de distúrbio ou sintoma fora do normal no pênis ou no sistema reprodutor/sexual como um todo. Mas, entre as situações mais comuns onde esse profissional é procurado estão:

Infertilidade

Muitos homens acreditam que a infertilidade só atinge as mulheres, mas isso é um erro. Pesquisas norte americanas mostram que em 30% dos casos de infertilidade de um casal, o motivo é o homem.

Ou seja, é o sistema reprodutor masculino que não está funcionando de forma correta. E esse é um dos motivos que leva muitos homens a procurarem o andrologista.

Disfunções sexuais masculinas

As disfunções sexuais também são casos onde o homem precisa procurar um especialista. E isso engloba desde a ejaculação precoce até falta de libido.

Segundo pesquisas, a disfunção erétil, por exemplo, afeta pelo menos metade dos homens com mais de 40 anos. Por isso que muitos só procuram um médico especializado quando já estão mais velhos.

Mas esse tipo de distúrbio pode acometer pacientes em diferentes faixas etárias.

Doenças da próstata

Outro caso muito comum que há uma predominância de procura de pacientes mais velhos são as doenças da próstata. A grande maioria que vai até um médico por conta do distúrbio tem mais de 40 anos.

O que muitos não sabem é que esse tipo de doença pode afetar homens de diferentes idades, incluindo na fase de adolescência.

Agora que você sabe andrologista o que é não deixe de consultar esse tipo de especialista caso identifique algo de estranho nas suas relações sexuais ou reprodutoras. Tenha em mente que através desse tipo de acompanhamento que é possível identificar distúrbios ainda no início, e assim dar o tratamento adequado.