Crescimento da Próstata – Evolução do Tratamento com a RTU Bipolar

Em adultos jovens a próstata não tem mais do que 20g, mas seu peso pode paulatinamente aumentar e chegar a valores superiores a 200g ao longo das décadas. Não há um valor que seja correto para o seu tamanho, o que mais importa é se a próstata está causando sintomas ou problemas mais graves que limitem a própria vida ou a sua qualidade.

Dentre as formas de se tratar cirurgicamente o crescimento benigno da próstata, a Ressecção com Aparelho Bipolar se equipara a resseção com o Laser Verde, conseguindo excelentes resultados e poucas complicações com uma vantagem a mais: ressecção de uma quantidade maior de tecido quando comparamos a técnica do Green Light.

 

 O QUE É O TRATAMENTO COM RTU Bipolar?

 É um tratamento que combina a efetividade da Ressecção Transuretral da Próstata(RTU) Clássica com grande segurança em relação ao sangramento e complicações históricas da RTU Clássica, com alta efetividade da desobstrução prostática.

O procedimento utiliza a elétrica com dispersão restrita aos eletrodos que removerão o tecido prostático. Por esse motivo é dispensado o uso de irrigação com substâncias deletérias ao corpo humano quando absorvidas em grandes quantidades – o que pode o ocorrer na RTU Clássica

Essa associação de fatores permite um procedimento muito preciso e que pode ressecar uma quantidade muito grande de tecido preservando a potência sexual e a continência urinária em uma internação hospitalar menos traumática e mais breve.

A eficiência da RTU bipolar está consagrada (segue estudo para consulta no final do post) há muitos anos e diferentemente do Green Light e da Embolização das Artérias Prostáticas, o procedimento é coberto por praticamente todos os planos e seguros de saúde.

Com a RTU bipolar,  próstatas muito grandes podem ser operadas com segurança e ao mesmo tempo é possível mantermos internações curtas e períodos mais restritos de sondagem.

A média de tempo de de internação dos pacientes submetidos à RTU bipolar é de 3 dias, o mesmo tempo necessário para uma RTU Clássica, contudo, não há risco significativo de absorção de líquidos utilizados no procedimento, pois utiliza-se soro fisiológico.

Na RTU com bisturi elétrico convencional utiliza-se manitol, glicina ou água que quando absorvidos em grandes quantidades causa sérios problemas no equilíbrio hidreletrolítico e neurológico. Esse fato é o que limita o tempo de resseção na RTU com bisturi elétrico convencional.

Com a RTU bipolar há também maior controle do controle do sangramento – veja o vídeo anexado. Os vasos são cauterizados ao mesmo tempo em que o tecido é removido. 

 

COMO O PROCEDIMENTO É FEITO?

 

O procedimento é realizado em ambiente hospitalar sob anestesia e um pequeno específico é introduzido através da uretra até a próstata (não há cortes).

Pelo interior deste aparelho introduzimos uma alça que transmitirá a energia de um gerador até a sua extremidade e dessa extremidade até o tecido prostático que será ressecado. Como a RTU Bipolar coagula ao mesmo tempo que resseca o tecido, o sangramento é muito discreto.

O tempo da cirurgia depende muito do tamanho da próstata, e pacientes com próstatas muito grandes podem precisar de mais de 2 horas de resseção. O tempo, contudo, em não causará aumento o risco como ocorrem na RTU com bisturi elétrico convencional, pois não se utiliza manitol, glicina ou água durante a aplicação do Laser, mas sim soro fisiológico.

Ao final do procedimento um cateter é inserido até a bexiga para o controle na formação de coágulos e o paciente é então acordado e encaminhado para a sala de recuperação anestésica, onde permanecerá por mais uma hora até retornar ao seu quarto.

Em geral é preciso que o paciente permaneça internado por apenas duas noites, mas cada caso deve ser avaliado individualmente.

RTU BIPOLAR:

RTU CONVENCIONAL ABAIXO:

 

 

O QUE ACONTECE APÓS o PROCEDIMENTO?

 Os sintomas de obstrução tentem a melhorar rapidamente, com melhora importante do fluxo urinário já no primeiro dia após a retirada da sonda vesical. Nesso momento, os medicamentos utilizados para melhorar a micção podem ser interrompidos.

Pacientes com a bexiga comprometida pelo tempo de sofrimento causado pelo crescimento benigno da próstata podem apresentar um longo período de recuperação por conta da dificuldade de contração vesical. Os efeitos deletérios da obstrução, contudo, já estarão removidos para que a plena recuperação ocorra a contento.

Em 5 dias é possível retornar às atividades do dia-a-dia, mas atividades mais vigorosas devem esperar 2 semanas.

Após 2 meses realizamos uma nova avaliação prostática com exames de sangue e urina, ultrassom, toque prostático e medida do PSA. Essa nova medida de PSA é muito importante pois será por ela que nos basearemos para o seguimento anual a partir de agora.

 

 EU SOU CANDIDATO à RTU BIPOLAR?

Somente um urologista competente e dedicado poderá definir após uma avaliação que leve em conta os desejos do paciente, mas homens com dificuldade miccional importante mesmo em uso de medicamentos ou com sinais de sofrimento vesical devem solicitar uma avaliação específica para seu caso assim que possível.

 

Saiba mais

http:// /blog/2016/09/02/embolizacao-da-prostata-o-tratamento-sem-cortes-e-sem-internacao-para-a-hpb/

http:// /blog/2016/09/02/green-light-laser-tudo-sobre-o-tratamento-do-crescimento-da-prostata-com-laser-verde/

 

http:// /blog/2016/09/02/o-que-e-a-prostata-qual-o-seu-tamanho-funcao-e-problemas-do-crescimento/

 

http:// /blog/2016/08/28/tratamento-do-crescimento-da-prostata/

 

Link Externo:

Bipolar transurethral vaporization: a superior procedure in benign prostatic hyperplasia: a prospective randomized comparison with bipolar TURP