Atrofia do testículo pode parar se for causada por varicocele.

Se você recentemente descobriu que um de seus testículos esta menor ou mais amolecido, você pode ter ouvido que ocorreu uma atrofia testicular.

Assim, você também deve estar preocupado em saber como reverter ou ao menos interromper essa situação e para isso é preciso identificar a causa com a ajuda de seu urologista.

Uma das maiores causas de atrofia testicular é a varicocele. Varicoceles são veias dilatadas que se formam no cordão espermático dos testículos e são mais comuns à esquerda.

Existem tratamentos muito eficazes que resolvem a varicocele e podem reverter ou interromper a atrofia testicular.

 

Varicocele e Atrofia Testicular

A maior incidência  ocorrendo no lado esquerdo está ligada à anatomia da veia gonadal esquerda e constitui base para inúmeras teorias que explicam o seu surgimento.

Dentre estas, destacam-se:

A veia gonadal esquerda é mais longa que a direita e entra em ângulo reto na veia renal deste lado. Assim, forma-se uma longa coluna hidrostática, com alta pressão, que dilata o plexo pampiniforme. Plexo pampiniforme é um emaranhado de veias menores que ficam próximas ao testículo

A ausência de válvulas na veia gonadal esquerda pode resultar em aumento da pressão transmitida pela veia renal para o plexo pampiniforme, pois o sangue que é bombeado para cima pode retornar ao testículo livremente.

Revertendo a atrofia testicular

A única maneira de interromper a atrofia ou revertê-la é interrompendo o fluxo das veias varicosas através de procedimentos que liguem e seccionem cirurgicamente esses vasos. Existe também a embolização das varicoceles, com resultados limitados.

Há 3 opções cirúrgicas de tratamento:

    • Varicocelectomia a olho nu
      • Uma incisão inguinal é realizada e os vasos são ligados sem uso de magnificação

 

 

    • Varicocelectomia Microcirúrgica
      • Uma incisão abaixo da região inguinal é realizada sob magnificação do microscópio e os vasos são ligados com preservação cuidadosa das artérias. Como a região inguinal não tem seus músculos incisados a recuperação é mais rápida

 

 

    • Varicocelectomia Laparoscópica
      • Três pequenas incisões são realizadas no abdome para que a veia que se dilata no testículo seja ligada e secionada em posição mais alta.

 

 

 

Saiba Mais

http:// /blog/2016/09/14/varicocele-tudo-o-que-voce-gostaria-de-saber/